Diretrizes de avaliação Educacional
Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala
"A concepção de educação defendida e almejada pela SEEDF é a Educação Integral. Nessa perspectiva, o ser em formação é multidimensional, com identidade, história, desejos. necessidades, sonhos, isto é, um ser único, especial e singular , na inteireza de sua essência, na inefável complexidade de sua presença. Ao valorizar o ser humano multidimensional e os direitos coletivos, a Educação Integral provoca ruptura estrutural na lógica do poder punitivo comumente percebido nos processos avaliativos e fortalece o comprometimento com a Educação para a Diversidade, Cidadania, Educação em e para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade." (Diretrizes de avaliação Educacional, página 10).
Importante percebermos e salientarmos que o ser humano é integral, multidimensional. Por muitos e muitos anos a criança não foi vista dessa forma. Consequentemente , seus direitos todos foram tolidos e suas multidimensões não respeitadas. A Educação Integral não trata apenas do tempo em que a criança permanece na escola ou os espaços que ela passa a utilizar. Abrange muito mais. Abrange sua experiência, suas vivências, suas impressões do mundo, suas sensações e reações. Apresentar meios e oportunidades de proporcionar o pleno atendimento de tais dimensões tornou-se o objetivo primordial da ação pedagógica .
Cada vez mais ousarmos nas atividades que envolvam todas as dimensões do ser em formação. Nesse sentido, nos conscientizaremos de que avaliar é muito mais que aplicar testes ou exames. Palavras como medir e calcular não devem mais fazer parte do nosso vocabulário e muito menos da nossa prática. É chegado momento de mudar os rumos do ato avaliativo... "enquanto se aprende se avalia e enquanto se avalia ocorrem aprendizagens" ( Villas Boas , 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO POR TER ACESSADO NOSSO BLOG. DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO.