CEI 416 de Santa Maria

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quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Diretrizes de Avaliação Educacional




                                                    Diretrizes de avaliação Educacional

                                            Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala




"A concepção de educação defendida e almejada pela SEEDF é a Educação Integral. Nessa perspectiva, o ser em formação é multidimensional, com identidade, história, desejos. necessidades, sonhos, isto é, um ser único, especial e singular , na inteireza de sua essência, na inefável complexidade de sua presença. Ao valorizar o ser humano multidimensional e os direitos coletivos, a Educação Integral provoca ruptura estrutural na lógica do poder punitivo comumente percebido nos processos avaliativos e fortalece o comprometimento com a Educação para a Diversidade, Cidadania, Educação em e para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade."  (Diretrizes de avaliação Educacional, página 10).
Importante percebermos  e salientarmos que o ser humano é integral, multidimensional. Por muitos e muitos anos a criança não foi vista dessa forma. Consequentemente , seus direitos todos foram tolidos e suas multidimensões não respeitadas.  A Educação Integral não trata apenas do tempo em que a criança permanece na escola ou os espaços que ela passa a  utilizar. Abrange muito mais. Abrange sua experiência, suas vivências, suas impressões do mundo, suas sensações e reações. Apresentar meios e oportunidades de proporcionar o pleno atendimento de tais dimensões tornou-se o objetivo primordial da ação pedagógica . 
Cada vez mais ousarmos nas atividades que envolvam todas as dimensões do ser em formação. Nesse sentido, nos conscientizaremos de que  avaliar é muito mais que aplicar testes ou exames. Palavras como medir e calcular não devem mais fazer parte do nosso vocabulário e muito menos da nossa prática. É chegado momento de  mudar os rumos do ato avaliativo... "enquanto se aprende se avalia e enquanto se avalia ocorrem aprendizagens" ( Villas Boas , 2013). 


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