CEI 416 de Santa Maria

CEI 416 de Santa Maria

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Nesse calor suco de frutas feito pela criançada do CEI 416 !!!




                                          Aproveitando os nutrientes das frutas
                                                      Uma aula diferente


Nessa sexta feira, 29/08/2014, as turminhas do CEI 416 de Santa Maria encontraram um jeito muito divertido e saudável de espantar o calorão típico dessa época do ano. Após pesquisarem sobre as propriedades medicinais e nutricionais das frutas nessa semana, cada estudante trouxe uma receita de um suco de frutas para ser apreciado pela turma de colegas. Para selecionar a receita a ser desenvolvida na sala foi feita uma votação. A receita mais votada foi apresentada e aplicada à turma.
A turminha da Professora Elaine, vespertino,  escolheu o suco de abacaxi com hortelã trazido pelo Artur. Bem atentos , os estudantes acompanhavam todo o ritual de preparo do suco de abacaxi. Puderam ver toda o preparo do suco, os ingredientes utilizados,as quantidades ideais de água e açúcar e todos os detalhes que resultariam num saboroso refresco.
Já a turminha da Professora Lidiane, vespertino,se empenhou muito no preparo do suco de limão. Olhos e ouvidos bem atentos à receita  e aos ingredientes.Além da vitaminas conhecidas presentes nas duas frutas, também viram sobre as propriedades  medicinais  de cada uma. 
Uma aula bem divertida, onde todos colaboraram e puseram a mão na massa...ops nas frutas !!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

E a família da dona Minhoca segue encantando a nossa criançada !!!!



                                        A família da dona Minhoca - episódio de hoje:

                                                    Zé Nhoco não está nada bem



Em continuidade ao nosso projeto "Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente" tivemos em nossa escola hoje mais uma apresentação da família da dona Minhoca. No episódio de hoje , o Zé Nhhoco, uma minhoquinha muito simpática e querida dos irmãos Minhoca e Minhoco amanheceu doente. Entristecidos com a ausência do amigo os irmãos foram visitá-lo. Lá descobriram que Zé Nhoco estava muito doentinho por conta de um salgadinho que comeu enquanto passeava pela terra. Os irmãos Minhoco e Minhoca  deram algumas dicas ao amigo de como se alimentar bem para prevenir algumas doenças. Indicaram algumas frutas e suas utilidades medicinais e nutricionais. Abacaxi, banana, limão,maçã e uva foram as frutas de hoje. Explicaram a importância de se comer frutas e tomar suco diariamente ,ao invés de comer salgadinhos. Os irmãos também ressaltaram a importância das crianças alimentarem bem as minhocas no pneu da compostagem, pois é ela quem nutrirá a nossa horta. Sendo assim , foram informados a cerca do que pode e o que não pode ser depositado na área de compostagem. As crianças prestaram muita atenção  nas falas dos irmãos Minhoco e Minhoca e do amigo Zé Nhoco. Interagiram o tempo todo com os personagens respondendo aos questionamentos propostos na apresentação. Ao se despedirem dos personagens se comprometeram todos em cuidar mais da alimentação , ingerindo mais sucos naturais e comendo mais frutas.
Educação para a Sustentabilidade começa desde cedo... E envolve toda a comunidade escolar: pais, estudantes, professoras, orientadora, pedagoga, equipe gestora e todos os demais funcionários da escola. A união de todos na aquisição de novos hábitos, mais saudáveis e menos egoístas, resultam num planeta melhor ... Melhor para se brincar, viver e conviver!!!!



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Por que dizer não aos nossos filhos ...

                                     
Por mais que seja difícil e aperte o coração, dizer não para um filho é uma etapa muito importante do seu desenvolvimento e fará diferença.
                                                                                               
Muitas vezes começa quando ainda é bebê: ao ficar sozinho, para chamar a atenção dos pais, ele chora, faz birra. Depois, quer justamente o brinquedo que o irmão está brincando. Depois quer controlar o controle remoto da televisão. São fases normais do desenvolvimento da criança, em que os pais não devem ceder a seus caprichos e – antes de tudo – não devem se desesperar.

Dizer não e impor regras às crianças, pode irritá-las, causa choros, mas é importante para que elas saibam lidar com limites e com a frustração. Alguns pais têm a ideia equivocada de que negar algo ao filho vai deixá-lo revoltado e sem limites. Mas ocorre justamente o contrário.


Crianças que em suas casas não são contrariadas, ao chegar na escola, por exemplo, não vão saber dar a vez em uma brincadeira, ou não ser o escolhido para algum exemplo do professor, ou terão dificuldades em atividades em grupo. Isso porque estão acostumadas a serem o centro das atenções todo  o tempo.


Se não colocamos limites, a criança aprende que eles não existem, e age de acordo. Se colocamos limites a criança aprende que eles existem, que os pais e cuidadores são as autoridades para estabelecê-los, e que isso faz parte de como a vida funciona.

Estabelecer limites geram para o resto da vida da criança, valores fundamentais, como respeito, valorização das coisas próprias e do próximo.

Para colocar limites é importante falar a linguagem que a criança entenda. Considerando o grau de maturidade dela, ela precisa entender aonde certa coisa deixou de ser adequada.

Lembre-se a criança não entende da mesma forma que o adulto.

Pais são as figuras de exemplos dos filhos, onde se espelham, aprendem o mesmo comportamento, as falas, as atitudes, etc

Muitas vezes o filho aprendeu certos comportamentos com os próprios pais e eles não percebem que agem da mesma forma.

Para orientação Psicológica Online com a autora deste artigo Clique Aqui


                                                                                                    Bruna Valentim






Feira de Ciências de Santa Maria - espaço de talentos e inovações na escola




                                                    Feira de Ciências de Santa Maria

                                            Espaço de talentos e inovações  na escola


Acontecendo hoje na EC 203 de Santa Maria a Feira de Ciências . Evento que reúne todas as escolas de Santa Maria  e toda as suas respectivas comunidades escolares. Nós ,claro, não ficamos de fora desse momento tão importante  para as crianças , professores ,gestores e todos os que fazem parte desse grupo imenso que sonha com uma Educação de qualidade e que atenda a quem deve atender. As crianças do CEI 416 participaram de forma animada e empolgada da Feira de Ciências. A cada estande visitado um sorriso largo, um brilho nos olhos...a curiosidade estava de plantão !!!! E foi bem alimentada com projetos maravilhosos das escolas de Santa Maria.



As crianças ficaram maravilhadas com os projetos de Sustentabilidade e Reciclagem, já que estamos vivendo na escola o projeto Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente. Enfim, uma manhã bastante produtiva e repleta de boas experiências.
Aproveitamos para cumprimentar também a Coordenação Regional de Santa Maria  e toda a sua equipe pela organização e presteza no evento.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Criança tem que brincar...não ser usada como brinquedo !!!!




A exploração de crianças e adolescentes compromete o desenvolvimento social e profissional e tira as chances de um futuro saudável para nosso País. A exploração infantil tem sempre um adulto por trás. A denúncia é anônima! Ligue 100 e denuncie!








sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dia de teatro- A Branca de Neve e os sete anões



                        A criançada deslumbrada com o espetáculo A Branca de Neve e os sete anões




A quinta feira começou com jeito de festa !!!! Todo mundo animado para mais um evento teatral. Dessa vez o espetáculo era A Branca de Neve e os sete anões. Todas as crianças chegaram bem cedo e bem dispostas a aproveitarem o máximo o passeio.  Tudo aconteceu com muita tranquilidade e o espetáculo super lindo e bem feito. Todos adoramos !!!! Em breve teremos mais...

A multidimensionalidade das crianças colocada em prática- PSE



                                 A multidimensionalidade das crianças na prática






Como é bem sabido de todos, nossas crianças possuem muitas dimensões-cognitiva, social,emocional,psicomotora e afetiva. Cada uma delas deve ser respeitada e ,consequentemente bem cuidada. Nessa quarta feira tivemos mais um encontro do projeto PSE. As turmas atendidas foram as da Professora Marcia e da Professora Marcela. Compareceram ,além das crianças das turmas os responsáveis por elas. O atendimento aconteceu dentro da própria sala de aula. As Doutoras do Posto de Saúde , que agora são nossas vizinhas,  receberam as crianças e os responsáveis, conversaram sobre a condição de saúde de cada uma, conferiram a carteira de vacinação e tiraram dúvidas dos responsáveis. Foi uma manhã produtiva .  O Programada Saúde na Escola é uma parceria da Secretaria de Saúde com a escola, coordenada pela nossa Orientadora Educacional  Francilene .
Ganha a escola, a família, as crianças e , claro , a sociedade !!!!!


Organização Curricular- Currículo Integrado


a Organização Curricular da escola- Currículo Integrado




Muita luta e disposição. Foi assim que conseguimos construir um Currículo. Repare bem: construir. Ao longo de muitos dias e muitas horas  reunidos para debatermos o que seria nossa identidade como educadores e, porque não, sonhadores. Enfim, temos um Currículo construído por várias mãos. Nesse Currículo consta nosso  percurso pedagógico, nossa caracterização . Organizado de forma a definir o que realmente ensinar , a quem ensinar  e por quê ensinar. Bem distante daquele currículo "coleção", do qual fomos vítimas por anos e anos. Sua proposta envolve, interage,integra. Chegou uma novo tempo. Tempo de sonhar, de viver em prol do que ansiamos... e já que o "passado é uma roupa que não nos serve mais"  tomemos posse do nosso novo caminhar pedagógico: o Currículo Integrado. É com ele que assumiremos nossos feitos e construções nesse universo enriquecedor que é a escola . Chegou o momento de organizarmos nossas existências pedagógicas, sonhos, projetos, interesses, objetivos e metas. Temos agora a chance de deixarmos tudo com a cara que queremos. Não só planejar ,mas ousar no que diz respeito à aplicação do "fazer pedagógico". A Organização Curricular nos permite envolvimento mútuo entre todos os segmentos e participantes do magnífico processo ensino aprendizagem. Nossa coletiva semanal envolveu esse debate "Por que organizar o currículo da escola? Em que essa organização pode contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico e da qualidade da formação dos estudantes?" Participação efetiva e animada de todos profissionais da escola para a construção de um novo tempo pedagógico...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dona Minhoca e sua família


                                     Abertura do projeto Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente


História da Dona Minhoca e sua família   

Todo mundo reunido no pátio. Silencio total...bem..quase total. Motivo: lá vem história. Dessa vez é a Dona Minhoca e toda a sua família . Esse momento faz parte da abertura do projeto Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente  . Através da história contada as crianças conheceram os personagens e temas a serem trabalhados ao longo do projeto. A cada semana e a cada tema a história muda e os personagens vão se envolvendo na realidade da escola. Na abertura tratamos dos bons hábitos de higiene e cuidado com o corpo e a pele. Falou-se da importância de todos cuidarem do seu espaço e de si mesmo. Aproveitamos a ocasião para distribuir os kits de cuidados pessoais para todos os estudantes do CEI 416. Cada kit contem um sachê de protetor solar, escova de dentes, creme dental e óculos de sol.
Aprender é assim mesmo...brincando brincando se aprende muito!!!!




                                     Parabéns   a Supervisora Pedagógica  Ana Keila, a Coordenadora Pedagógica Ana Paula e todas as professoras dos 1º e 2º períodos do CEI 416 pela dedicação e capricho. Vocês ,sem dúvida, fazem a diferença na Educação Infantil.

Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente


                                                    Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente



                       
O segundo semestre começou com força total. A garotada chegou animada para colocar em prática nosso projeto de Educação Ambiental. Além de conscientizar a todos da escola e da  comunidade escolar a cerca dos bos hábitos para cuidar do meio ambiente, o projeto visa implantar novos comportamentos coletivos que resultarão num novo modo de viver e de cuidar do planeta. Dentre os temas relacionados estão a sustentabilidade , o bom uso da água a reutilização do lixo. Através de atividades lúdicas as crianças colocarão em prática as boas maneiras de conviver no coletivo e ajudar nosso planeta a ser sustentável.

Outra atividade proposta pelo projeto Pequeno Cidadão e o Meio Ambiente é a reativação da horta escolar. Para essa atividade estamos desenvolvendo a "compostagem". Cada turminha tem sua própria composteira e a alimenta todos os dias. Também conseguimos implantar o dia da Alimentação Saudável, que consiste em um dia da semana em que ninguém pode trazer lanche industrializado, somente frutas e sucos naturais .
Ao longo do semestre estaremos participando de variadas atividades voltadas para o cuidado com o  meio ambiente e hábitos definitivamente saudáveis ...

Entre Nós- Conversar é um santo remédio...



Entre Nós- Conversar é um santo remédio





Aconteceu no dia 07 de agosto de 2014 no CEI 416 de Santa Maria o primeiro encontro do projeto "Entre Nós!" O projeto tem por objetivo principal o exercício de conversar. Reuniram se na sala de  Atendimento Especializado as profissionais do atendimento especializado, Tatiana -Francileide e Ester e mais as professoras do 1º e 2º período. Depois de um breve momento de  descontração e partilha do vídeo todas se acomodaram para o início da prosa. Momento propício para confraternizar a ainda poder compartilhar as angústias  e as alegrias da rotina pedagógica de cada uma.  Todas puderam falar e ouvir,opinar e relatar suas impressões . Esse espaço foi criado para essa finalidade: interagir com todo o universo pedagógico da vida escolar. Afinal, conversar é um santo remédio...

Brincando de Casinha - Parceria que dá certo


Brincando de Casinha        




Projeto resultante da parceria entre as profissionais de atendimento especializado, SEAA - Tatiana Mendonça, Psicóloga -Maria Ester  , SOE-Francilene e Comunidade escolar,Brincando de Casinha é mais que uma reunião entre pais e escola. É um momento de interação e integração entre as partes interessadas na  formação multidimensional dos estudantes. Deu um lado a escola com todo seu universo de atrações pedagógicas, de outro a família com sua vivência . Esse espaço foi criado para estreitar os laços entre ambas as partes. Os pais e responsáveis pelas crianças tem a oportunidade de conversarem abertamente sobre todos os temas, tirarem dúvidas,ouvirem sugestões ou apenas relatarem suas angústias e conflitos  vividos no dia-a-dia. O primeiro encontro  do "Brincando de Casinha" aconteceu na última quinta-feira, 14 de agosto de 2014, ás 18h no pátio do CEI 416 de Santa Maria. Contou com a presença das profissionais idealizadoras do projeto Tatiana, Maria Ester e Francilene, o Gestor Saulo Bento, as professoras Elaine e Flor.  Muito em breve teremos outros. Não percam!!!!