CEI 416 de Santa Maria

CEI 416 de Santa Maria

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Por que dizer não aos nossos filhos ...

                                     
Por mais que seja difícil e aperte o coração, dizer não para um filho é uma etapa muito importante do seu desenvolvimento e fará diferença.
                                                                                               
Muitas vezes começa quando ainda é bebê: ao ficar sozinho, para chamar a atenção dos pais, ele chora, faz birra. Depois, quer justamente o brinquedo que o irmão está brincando. Depois quer controlar o controle remoto da televisão. São fases normais do desenvolvimento da criança, em que os pais não devem ceder a seus caprichos e – antes de tudo – não devem se desesperar.

Dizer não e impor regras às crianças, pode irritá-las, causa choros, mas é importante para que elas saibam lidar com limites e com a frustração. Alguns pais têm a ideia equivocada de que negar algo ao filho vai deixá-lo revoltado e sem limites. Mas ocorre justamente o contrário.


Crianças que em suas casas não são contrariadas, ao chegar na escola, por exemplo, não vão saber dar a vez em uma brincadeira, ou não ser o escolhido para algum exemplo do professor, ou terão dificuldades em atividades em grupo. Isso porque estão acostumadas a serem o centro das atenções todo  o tempo.


Se não colocamos limites, a criança aprende que eles não existem, e age de acordo. Se colocamos limites a criança aprende que eles existem, que os pais e cuidadores são as autoridades para estabelecê-los, e que isso faz parte de como a vida funciona.

Estabelecer limites geram para o resto da vida da criança, valores fundamentais, como respeito, valorização das coisas próprias e do próximo.

Para colocar limites é importante falar a linguagem que a criança entenda. Considerando o grau de maturidade dela, ela precisa entender aonde certa coisa deixou de ser adequada.

Lembre-se a criança não entende da mesma forma que o adulto.

Pais são as figuras de exemplos dos filhos, onde se espelham, aprendem o mesmo comportamento, as falas, as atitudes, etc

Muitas vezes o filho aprendeu certos comportamentos com os próprios pais e eles não percebem que agem da mesma forma.

Para orientação Psicológica Online com a autora deste artigo Clique Aqui


                                                                                                    Bruna Valentim






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR TER ACESSADO NOSSO BLOG. DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO.